quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

“A imagem é a nossa segunda pele”




Elas são três jovens giras e cheias de estilo. Conheceram-se numa pós-graduação em Consultoria de Moda e Imagem, no Instituto Português de Administração e Marketing, e desde então tornaram-se inseparáveis. Juntas formam o blogue Second Skin – a rampa de lançamento para criarem a sua própria empresa de consultoria, na área da moda e beleza. Afinal, já dizia Yves Saint Laurent, “a moda passa, mas o estilo é eterno”. E isso é coisa que não lhes falta.

Os blogues de moda invadem-nos a internet. São milhares as jovens que se julgam verdadeiras fashion advisors e que dão conselhos e exemplos de looks que não se adequam a qualquer pessoa. Por isso mesmo, há que separar o trigo do joio. A Vânia Reis, a Vânia Monteiro Dias e a Magalie Sobral são três mulheres muito diferentes entre si, mas com uma mesma paixão: a moda. O acaso juntou-as num projecto em comum, o blogue Second Skin, onde espelham os seus gostos pessoais, cimentados por formação na área, o que lhes confere o tom de credibilidade que falta a muito boa gente. Disse-me a Vânia Reis que estavam “um pouco insatisfeitas com o rumo profissional” e, por isso, “surgiu a ideia de nos virarmos para a consultoria de imagem. Aí pensamos que a melhor forma de começar a dar os primeiros passos, seria criar um blogue de imagem, de moda, de beleza.” E pensaram muito bem! Esta aventura começou há pouco mais de um ano e meio e já conta com quase 80 mil visitantes e mais de 2500 fãs no Facebook.


Elas escrevem sobre roupa, acessórios, maquilhagem, tratamentos de beleza, sugestões e dicas para o quotidiano ou para uma ocasião especial e, apesar de serem três, conseguem sempre “equilibrar, para não abordar sempre as mesmas áreas”, garante Vânia Monteiro Dias, “apesar de ser um processo natural”. Falei com elas na baixa do Porto, em plena sessão fotográfica, onde se mostraram animadas, bem-dispostas e sorridentes. Emanam autoconfiança e convicção no que dizem, mas também no modo como se comportam e interagem. Talvez seja este o segredo do seu sucesso. “O feedback tem sido muito bom. No início tínhamos receio que as pessoas pudessem não gostar tanto ou fazer críticas. Mas para já não houve nada de negativo. Os nossos amigos deram-nos imensa força, gostaram imenso. E as pessoas que não nos conhecem estão a aderir cada vez mais, enviam-nos e-mails, mensagens, já comunicam connosco”, refere Vânia Reis e Magalie conclui, dizendo que o público faz várias perguntas “sobre o que gostamos. Tiram dúvidas, querem saber mais. Há essa interacção.”

Então, e as portuguesas têm estilo? Para Vânia Reis, “a cultura da beleza e da moda ainda é muito pouco enraizada em Portugal, pelo menos na maioria da população. As pessoas mais jovens já se começam a preocupar. Outras até gostavam de se arranjar mais e não sabem como ou têm vergonha de se vestir de uma maneira que acham que chama mais à atenção.” Como consequência, acabamos por encontrar pessoas com estilos semelhantes, a vestir as mesmas roupas. No fundo, o importante não é só seguir as modas e as tendências, mas adequá-las à nossa personalidade, aos nossos gostos e às nossas actividades. “Se sairmos de casa para trabalhar e nos sentirmos bem, o dia vai correr melhor. Quando estamos bem, estamos bem para o que der e vier”, defende Magalie.

Não ganham dinheiro com este projecto, pelo menos para já, mas o crescimento já lhes garante visibilidade junto das grandes marcas que as contactam quer para a apresentação de produtos, quer para a realização de passatempos – a prova de que o trabalho está a ser bem feito. Por isso, quem melhor para aconselhar os espécimes masculinos sobre o que oferecer à sua mais-que-tudo nesta época natalícia? Aqui ficam algumas sugestões: uma boa mala, de bons materiais, de cor intemporal; um kit de maquilhagem; um perfume; um relógio ou luvas.

Sentirmo-nos bem connosco próprias faz com que os dias sejam enfrentados com outro ânimo, com outra garra, com uma passada diferente, como se tivéssemos o mundo na palma da mão. Como recordou, e muito bem, a Vânia Monteiro Dias “não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão.”
 
In order to be irreplaceable one must always be different – Coco Chanel

Vânia Reis
Data de Nascimento: 01-08-1985
Naturalidade: Santa Maria da Feira, Portugal
Formação: licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela UP; pós-graduação em Comunicação Empresarial pela UPBS; pós-graduação em Consultoria de Moda e Imagem pelo IPAM; maquilhadora profissional pela Make Up Forever
Profissão: proprietária de uma livraria; consultora de moda e imagem; maquilhadora profissional; blogger @ Second Skin
Como surgiu interesse pela moda: “Sempre gostei de artes, e, para mim, a moda e a beleza são isso mesmo: uma forma de expressão. Não sei se o interesse surgiu, acho que foi a paixão que nasceu comigo.”
Referências: “Chanel, porque faz-me sempre sonhar, é a inspiração das inspirações.”

Vânia Monteiro Dias
Data de Nascimento: 10-12-1987
Naturalidade: Maia, Portugal
Formação: licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela UP; pós-graduação em Comunicação Empresarial pela UPBS; pós-graduação em Consultoria de Moda e Imagem pelo IPAM; formadora
Profissão: assessora de comunicação; consultora de moda e imagem; blogger @ Second Skin
Como surgiu interesse pela moda: “Desde sempre, desde pequenina, que gosto de estar rodeada de roupas, cremes, maquilhagem, perfumes… Pegava nas coisas da minha mãe, cuidava da minha avó…” 
Referências: “A Audrey Hepburn é um clássico. Mais actual, acho que a Olivia Palermo conjuga como ninguém. Adoro o estilo dela!”

Magalie Sobral
Data de Nascimento: 12-01-1979
Naturalidade: Paris, França
Formação: licenciatura em Filosofia e Gestão de Empresas pela UCP; pós-graduação em Sociologia das Organizações pela UM; pós-graduação em Consultoria de Moda e Imagem pelo IPAM; curso de maquilhagem profissional pelo Atelier Patrícia Lima – Porto; curso de Representação e Apresentação para Televisão e Cinema  no IADE - Lisboa
Profissão: gestora de empresa; gestora da qualidade; consultora de moda e imagem; maquilhadora profissional; blogger @ Second Skin
Como surgiu interesse pela moda: “A moda sempre fez parte da minha vida, desde muito pequena… Tal como a dança, o desenho e o teatro. O mundo das artes foi sempre uma grande paixão!”
Referências: “A casa Chanel, Karl Lagerfeld, Kate Moss, Rachel Zoe.”

2 comentários:

  1. Obrigada pela tua simpatia Mónica, e muitos parabéns por este teu projecto! :) Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Quem vir estas fotos vai ter de rever a boa impressão com que ficou... Não havia mais blur de photoshop a aplicar...

    ResponderEliminar